Entre os dias 03 e 11 de julho de 2023, tive o prazer em ir para Caldas da Rainha, em Portugal, realizar a cobertura do torneio Footmania.
O projeto foi realizado em conjunto com a PSM Esportes, parceira de longa data da RQW, onde já realizamos o USA Cup Qualify Brazil, no CFA Laudo Natel (CT do São Paulo FC em Cotia) e o Chute Cup, torneio interno do Chute Inicial Corinthians, no Parque São Jorge (Clube Social do SC Corinthians Paulista).
Nesse período fizemos a cobertura das equipes sub 10 e sub 17 do Chute Inicial Corinthians e sub 14 da Rivellino Escola de Futebol.
Sobre o Torneio
Localizado em Caldas da Rainha, a 8km da capital Lisboa, o Footmania é um torneio de futebol amador realizado todos os anos no mês de julho, celebrando esse ano sua 8ª edição.
Contando com a participação de diversas equipes de Portugal, Brasil, Espanha, Inglaterra, Holanda, Escócia e Coreia do Sul, nas categorias sub 10 à 15 e 17, é um dos principais torneios amadores da Europa.
Na edição de 2023, a PSM Esportes realizou todo o operacional das equipes do Chute Inicial Corinthians e Rivellino Escola de Futebol, já a RQW ficou responsável pela cobertura fotográfica dos mesmos.
Dia a dia
Saímos do Brasil no dia 03 de julho e chegamos em Portugal no dia seguinte. Veja abaixo como foi a nossa viagem!
04 de julho
A chegada em Portugal aconteceu pela manhã e, do aeroporto, fomos direto para o Estádio da Luz, casa do Sport Lisboa e Benfica, onde fizemos um tour guiado e conhecemos a casa do maior clube de futebol de Portugal, que acabou de conquistar o seu 38º título da Liga Portuguesa.
Após a visita, viajamos para Alcobaça, cidade vizinha de Caldas da Rainha, onde ficamos hospedados em um hotel ao lado do belíssimo Mosteiro de Alcobaça
05 de julho
Após descansarmos da longa viagem e do tour do Benfica, aproveitamos a manhã ensolarada e realizamos um passeio por Nazaré, cidade conhecida pelas ondas gigantes.
Após uma visita ao mirante, onde tivemos a oportunidade de ver a cidade inteira por cima e um breve tour de compras pelas diversas lojinhas de souvenires, passamos o resto do dia na praia para aproveitar o dia de sol e calor.
Final do “day-off”, retornamos para Caldas da Rainha para participar do “Desfile de Abertura” do torneio, onde todas as equipes participantes saíram do Parque Dom Carlos I e desfilaram pela cidade até a Câmara Municipal da cidade, num percurso de quase 1km. No final as equipes foram apresentadas, uma a uma, para o público, que lotou a praça.
06 de julho
Agora sim chegou o dia pelo que tanto esperamos. Começou o torneio! Nesse primeiro dia, houveram dois jogos, um no período da manhã e outro a tarde.
A equipe sub 10 do Chute Inicial Corinthians estreou com vitória por 1×0 do SL Cartaxo e o Rivellino Escola de Futebol não tomou conhecimento e venceu o Areco/Coto pelo placar de 5×1.
Já a equipe sub 17 do Chute Inicial Corinthians encontrou dificuldade contra o CD EAF e foi derrotado por 2×0. Esse jogo contou com a cobertura da RQW.
Já no período da tarde, a RQW realizou a cobertura da equipe sub 10 do Corinthians, que goleou o Venda Pinheiro pelo placar de 6×0.
A equipe sub 17 do Corinthians se recuperou do primeiro jogo e venceu o Torres Novas por 2×0.
07 de julho
No segundo dia de torneio, as três equipes tiveram jogos apenas de tarde. Desse modo, a equipe corintiana aproveitou a manhã livre para visitar a cidade medieval de Óbidos, onde fizemos um passeio pelas muralhas da cidade.
No retorno a Caldas da Rainha, as duas equipes jogaram no período da tarde e venceram suas partidas (ambas com cobertura da RQW).
O sub 10 venceu o CD EAF por 4×1 e o sub 17 ganhou de 6×0 do 1º de Maio FC Sarilhense.
Para finalizar a rodada, o Rivellino Escola de Futebol também goleou pelo placar de 8×0 o DF Gondomar.
08 de julho
No último dia de jogos da primeira fase começou com as equipes fazendo as contas para se classificar para as semifinais.
No período da manhã, a equipe sub 10 corintiana conheceu a primeira derrota ao enfrentar o DF Porto B, sofrendo o revés de 4×2. História parecida aconteceu com o Rivellino, que após golear os dois primeiros jogos (5×1 e 8×0), perdeu para o CD Nacional pelo placar de 4×0. Já a equipe sub 17 do Chute Inicial Corinthians buscou o resultado até o final e venceu o DF Marco pelo placar de 2×1.
Já no período da tarde, o Rivellino voltou a campo e acabou sofrendo novo revés, agora para o Juventude Castanheira, pelo placar de 2×1 e se despediu do torneio.
O Chute Inicial Corinthians também voltou ao campo de tarde. A equipe sub 10 venceu o Cova da Piedade pelo placar de 3×1, placar que não foi suficiente para tirar a diferença de gols do 1º colocado do grupo e chegar às semifinais. Com o resultado, o sub 10 enfrentou o Juventude Castanheira na disputa do 5º lugar no dia seguinte.
Para encerrar a rodada, o sub 17 corintiano enfrentou o UD Ponte Frielas, jogo em que ambas as equipes precisavam da vitória para se classificar direto, sem depender de outros resultados. A equipe brasileira começou com muita intensidade e abriu o placar, mas a equipe portuguesa endureceu a partida no segundo tempo e buscou o empate. Apesar do resultado de 1×1, a equipe corintiana conseguiu a classificação para a segunda fase como “melhor segundo colocado”.
09 de julho
O último dia de torneio começou com a disputa de 5º lugar da equipe sub 10 do Chute Inicial Corinthians em uma partida muito disputada contra os portugueses do Juventude Castanheira, que terminou com vitória brasileira por 4×2.
Após a vitória da equipe sub 10, foi a vez do sub 17 enfrentar uma das partidas mais disputadas do Footmania. Uma partida muito equilibrada, repleta de oportunidades de gols para os dois lados, os brasileiros do Chute Inicial Corinthians abriram o placar. Mesmo com a vantagem, a partida continuou equilibrada e as duas equipes continuaram perseguindo o gol, mas dessa vez os portugueses do CD Torres Novas tiveram mais sorte e empataram a partida.
Com o final de jogo em 1×1, a classificação para a grande final ficou para a disputa de pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Nicolas, do Corinthians, que defendeu a última cobrança, levando os brasileiros para a decisão.
Após a vitória dramática nos pênaltis, o sub 17 do Chute Inicial Corinthians teve tempo para um breve descanso, almoço e a preparação para a grande final já começou.
A partida foi realizada no Campo da Mata, estádio do Caldas Sport Clube, time de futebol da cidade de Caldas da Rainha.
A final do sub 17 foi disputada entre Chute Inicial Corinthians x C. Oriental Lisboa. Em uma partida extremamente disputada, os portugueses acabaram levando a melhor pelo placar de 3×0. Apesar do abatimento com a derrota, a equipe brasileira foi para a Cerimônia de Encerramento de cabeça em pé e orgulhosa pelo vice-campeonato deste importante torneio europeu.
Sobre cobrir futebol
O futebol é mágico e poder estar dentro do esporte é algo incrível!
Ter o privilégio de poder viajar para fotografar torneios esportivos é algo que me enche de orgulho e motivação para me tornar um profissional cada vez melhor e poder continuar seguindo esse caminho.
É importante saber que muitas vezes é preciso deixar o lado torcedor de lado e entender que, independente de time, torneio, resultado e emoção dos atletas, temos que entregar sempre o melhor de nós.
Agradeço ao Chute Inicial Corinthians e ao Rivellino Escola de Futebol pela receptividade e por ter me deixado fazer parte do time nesse período e a PSM Esportes, pela nossa longa parceria e por acreditar na RQW!
Viagens Esportivas
Se você possui uma escola de futebol e tem interesse em poder viajar para diversos destinos, conhecer países e de quebra, disputar um torneio, conheça a PSM Esportes!
São vários destinos, torneios e clínicas para diversas modalidades esportivas, datas e idades.
Confira todos os torneios oferecidos pela PSM Esportes.
Mais fotos
Em breve teremos mais fotos do torneio aqui no site da RQW na página Portfólio, mas é importante lembrar que essas fotos são protegidas por Direitos Autorais, sendo seu uso proibido sem autorização prévia da RQW ou da PSM Esportes.