Elementor na criação de sites em WordPress

Como deixar o site mais profissional através do Page Builder

Na criação de sites encontramos diversos desafios, mas o principal deles é deixar um site diferente e criativo. Sair da mesmice do mercado é uma tarefa bastante complicada e até por isso encontramos cada vez mais sites idênticos aos outros.

A principal ferramenta para se criar um site é a plataforma de CMS da WordPress, que está presente em 43,3% de todos os sites do mundo, segundo levantamento da W³Tech (Web Technology Survey).

Não sabe o que é WordPress? Então antes de começar a ler esse artigo, te sugiro voltar uma casinha e ler o nosso artigo intitulado Vale a pena criar sites em WordPress? e depois voltar aqui.

Post do Blog da RQW: Vale a pena criar sites em WordPress?
Blog da RQW: Vale a pena criar sites em WordPress?

Talvez seja interessante pensar que, pelo fato de termos quase metade dos sites no mundo usando WordPress, esse talvez seja o causador do problema, certo?

Bem, não é exatamente isso, considerando que no Diretório de temas do WordPress temos uma variedade de mais de 12.000 temas gratuitos, além dos inúmeros temas pagos que temos em toda a internet.

Mas de fato os “temas prontos” podem trazer uma certa limitação em determinadas alterações do site e incompatibilidade com alguns plugins, e é aí que entra o nosso querido Page Builder!

O que é um Page Builder

Vamos começar pelo começo, Page Builder pela tradução literal significa Construtor de Páginas, ele serve para que você tenha uma liberdade muito maior para construir seu site.

Apenas de se chamar “Construtor de Páginas” ele na verdade funciona como uma espécie de Construtor de Temas, pois ele te permite criar cabeçalhos e rodapés do site, modelos de posts para seu blog e Posts Types de um modo muito mais fácil e abrindo um leque de possibilidades.

Por que criar um tema do zero?

A verdade é que todo mundo quer um site diferente e inovador e com diversas funcionalidades, mas isso não é tão simples e todo serviço que exige um grau maior de complexidade, é mais caro, considerando que existem mais horas de estudos e de dedicação no projeto e isso acaba desestimulando alguns clientes, que querem um site incrível pelo preço de dois pasteis e uma coca.

Meme de uma pastelaria fritando o site do cliente

Mas há sim uma luz no fim do túnel e existem clientes que entendem que existe um nível de complexidade nesse trabalho e que a criação de um site (e de um BOM SITE) não é um “gasto” e sim um “investimento”.

E é aí que entra o Page Builder e a construção do tema do zero!

Mesmo com a infinidade de temas encontrados na internet, muitos levam as mesmas estruturas, trazendo algumas funcionalidades específicas como seu diferencial, além de trazer diversas limitações e algumas incompatibilidades com alguns plugins, como já mencionamos anteriormente.

Construir um tema do zero te permite fazer o que você quiser, fugindo da mesmice e dando asas a sua criatividade, podendo deixar cada site com a cara do seu respectivo cliente.

Mas é mais trabalhoso criar um tema do zero do que comprar um tema?

A resposta curta e grossa é: SIM!

Definitivamente é mais trabalhoso e vai exigir um pouco mais do profissional, mas isso agrega o valor do seu trabalho e te diferencia dos profissionais que simplesmente estão copiando e colando sites pela internet e vendendo esse serviço.

Então sim, é mais trabalhoso, mas você quer ser só mais um nesse mercado que a cada dia chegam novos “profissionais” meia boca ou quer fazer um trabalho legal e diferenciado? Então deixa de preguiça!

Facilidade na utilização do Elementor

Apesar de construir um tema do zero seja mais trabalhoso, não quer dizer que ele é mais difícil! Não meu caro leitor, na verdade, graças ao Elementor esse trabalho fica bastante simplificado.

O Elementor é o Page Builder mais famoso e mais utilizado pelos usuários do WordPress, estando presente em 14,9% de todos os sites que utilizam CMS, (fonte: W³Tech).

O Elementor funciona através de um plugin instalado gratuitamente no seu site. Após a instalação e ativação dele, você consegue construir todas as partes do site de modo simplificado, através de elementos (chamados de Addons) no estilo “arrasta e solta” dentro do site.

Visão de uma página sendo criada pelo Elementor
Visão de uma página sendo criada pelo Elementor

Sobre os Addons do Elementor

Os addons são a grande sacada do Elementor, pois são através deles que você insere títulos, textos, imagens, vídeos, formulários, mapas e até quizzes.

O Elementor gratuito oferece uma gama limitada de addons no site, mas assinando a versão PRO, você libera todos os addons oferecidos pela empresa.

Está faltando algum addon para a construção do seu site?

Calma que você pode instalar mais addons. Existem empresas que disponibilizam gratuitamente ou por pagamento mais addons de Elementor para você usar no seu site. Basta baixar o plugin deles e instalar no WordPress que ele já estará funcionando.

Apenas cuidado, pois a instalação de vários addons adicionais deixará seu site pesado, portanto veja se, de fato, você precisa desses elementos extras ou só está instalando para ter uma nova gama de possibilidades.

Temas para Elementor

O tema padrão do WordPress, o “Twenty Twenty-Four” (ou o que você está usando, dependendo de que ano esteja lendo esse artigo) já é otimizado para o Elementor, mas a empresa aconselha a utilização do seu tema específico, chamado de “Hello”, que é disponibilizado gratuitamente no site da empresa.

Clique aqui para conhecer o Hello Theme do Elementor

Mais trabalhoso, mas mais simples também

Essa frase pode ter ficado confusa, mas eu explico. Construir um tema do zero acaba sendo uma tarefa mais trabalhosa, pois você precisa pensar em todas as partes do site, não apenas nas páginas. É preciso dedicar um tempo na criação do cabeçalho, do rodapé, do menu e como ele funcionará, fontes e cores primárias e secundárias do site, páginas modelo, página de Erro 404 e todo o resto, o que em um tema específico já vem pronto, precisando apenas alterar pequenas coisas.

Mas apesar disso, a criação de todos esses itens é muito mais fácil e intuitiva com o Elementor (ou outro Page Builder da sua escolha).

Clique aqui e vá para o site do Elementor e conheça esse Page Builder

Versão gratuita e os planos pagos oferecidos pelo Elementor

O Elementor pode ser instalado gratuitamente no seu site, basta procurar no diretório de plugins.

Mas a versão Free do Page Builder é aconselhada apenas para você conhecê-lo e entender as possibilidade que ele oferece, pois nessa versão o Elementor possui diversas limitações de usabilidade e de addons.

Na versão paga, os planos são de:

  • USD 59.00/ano para 1 site, aconselhado para empresas;
  • USD 99.00/ano para 3 sites, aconselhado para empresas que possuem mais de um site;
  • USD 199.00/ano para 25 sites, aconselhado para freelancers e pequenas agências;
  • USD 399.00/ano para 1.000 sites, aconselhado para grandes agências.

Além do Page Builder, o Elementor também oferece um serviço de hospedagem de sites, já otimizado para WordPress.

Confira os planos do Page Builder do Elementor clicando aqui

Confira os planos de hospedagem do Elementor clicando aqui

Outros Page Builders que existem no mercado e seus preços

Apesar do Elementor ser o meu favorito, existem diversos outros Page Builders no mercado, alguns muito bons e outros nem tanto, mas todos atendem a mesma função, a facilidade na construção do site.

Separei alguns dos Page Builders mais conhecidos.

WP Bakery

Logo WP Bakery

Se o Elementor é o Page Builder mais usado no mundo, o WP Bakery é o segundo, estando presente em mais de 5,8 milhões de sites no mundo.

Ele não possui uma versão grátis, mas a licença é comprada, ou seja, você não precisa ficar pagando mensal ou anualmente. Você paga uma única vez e tem ele “para sempre” no seu site.

Os preços do WP Bakery são a partir de USD 59.00 para um único site, USD 256.00 para 5 sites e USD 499.00 para 10 sites* 

Apesar de ser muito popular, eu particularmente acho ele menos intuitivo e mais complexo de se utilizar, necessitando um pouco mais de horas de estudos para ser dominado.

Conheça o WP Bakery clicando aqui

* Valores de acordo com a data de publicação do artigo, podendo sofrer alteração.

Beaver Builder

Logo Beaver Builder

Esse é um Page Builder bastante parecido com o Elementor e os addons funcionam no mesmo estilo “arrasta e solta”.

Um dos pontos “negativos” do Beaver Builder é que ele não é tão popular, estando presente em apenas 0,7% dos CMS’s no mundo (fonte: W³Tech) e devido a isso, existem menos plugins complementares para ele.

O preço dele varia USD 79.00/ano e USD 436.00/ano. Apesar de ter que pagar anualmente (diferente do WK Bakery) e ser mais caro que o Elementor, ele possui uma vantagem muito interessante: mesmo no plano mais barato, ele não possui limite de sites, podendo ser instalados em quantos você necessitar.

Outra coisa bem interessante do Beaver Builder é que ele possui no site uma demonstração de como o Page Builder funciona. Sugiro que você vá lá e teste, veja se gosta.

Conheça o Beaver Builder clicando aqui

Imagem retirada do próprio site da Beaver Builder
Imagem retirada do próprio site da Beaver Builder

Divi

Logo DIVI

O Divi não é especificamente um Page Builder, mas sim um Tema que possui um construtor de sites. Na prática ele funciona como um Page Builder, mas ao em vez de ser instalado através de um plugin e necessitar de um tema por trás, ele é diretamente o tema.

Comercializado pela Elegant Theme, ele possui dois planos, o DIVI e o DIVI PRO, que você pode pagar anualmente (USD 89.00/ano o DIVI e USD 277.00/ano o PRO) ou fazer uma compra “lifetime”, onde você adquire a licença e possui o tema para sempre (nos valores USD 249.00 e USD 297.00 respectivamente).

Não existe diferença nos planos pagos anualmente ou lifetime, sem contar que ambos são para quantos sites você desejar.

Conheça o DIVI clicando aqui

Visual Composer

Logo Visual Composer

Muito similar ao WP Bakery, mas bem menos popular, estando presente em menos de 0,1% dos sites em WordPress (fonte: W³Tech), acaba trazendo o mesmo problema do Beaver Builder, menos plugins complementares para ele.

Apesar de pouco popular, atende empresas grandes, como a BBDO Worldwide, Martini e TEDx.

Os preços são pagos anualmente, através de uma assinatura que varia de USD 49.00/ano (para 1 site) e USD 349.00/ano (para 1.000 sites). Fora a quantidade de sites, os planos não possuem diferença um do outro, tendo acesso a todas as funcionalidades desde o plano mais básico.

Conheça o Visual Composer clicando aqui

Conclusão

Para a criação de um site profissional e se diferenciar no mercado é importante dedicação, horas de estudo e criatividade para sair da mesmice que muitas vezes encontramos por aí.

Importante ressaltar que, apesar de ter criticado temas prontos durante o artigo, existem diversos sites incríveis que utilizam temas prontos, mas que definitivamente, utilizar um Page Builder faz toda a diferença.

Encontramos muitos Page Builders no mercado, cada um oferece algo diferente, desde o preço até funcionalidades. Apesar de considerar o Elementor o melhor de todos, não devemos descartar os outros, sendo importante ter um conhecimento, nem que seja básico, nos demais e entender sua estrutura e lógica de funcionalidade.

Nos sites criados pela RQW, utilizamos sempre o Elementor, mas já trabalhamos com todos os que foram listados aqui. Caso você prefira um ao outro, não significa que esteja errado, pelo contrário, a diversificação de ferramentas no mercado auxilia na criação de novas funcionalidades.

Em resumo, se você usa temas prontos ou cria um através de Page Builder, se você usa Elementor ou outro, o importante é criar sites otimizados para a internet atual, portanto estude e fuja da mesmice!

Gostou desse post?

Se você curtiu esse post, se inscreva na nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão! É rapidinho (e prometo não te atolar de e-mail)

Esse site possui cookies para garantir a melhor experiência do usuário. Ao clicar em “Aceito”, você concorda com as nossas configurações padrão. Saiba mais na nossa Política de Privacidade.Política de privacidade