Equipamentos essenciais para começar no Audiovisual

Quem é do audiovisual ama equipamento, mas o que comprar primeiro?

Quem trabalha com audiovisual ou sonha em trabalhar, com certeza é apaixonado por equipamentos. Só a gente sabe o prazer que é comprar uma lente nova, um microfone, aquele monitor externo ou até mesmo um cartão de memória com uma leitura mais rápida.

Mas infelizmente quando vemos os preços desses equipamentos no Brasil, muitas vezes desanimamos com os valores.

Pois é, estamos numa área cara e na maioria das vezes precisamos optar em comprar o equipamento A ou invés do equipamento B.

Apesar disso, existem alguns que são essenciais para que possamos começar, afinal, precisamos partir de algum lugar, não é mesmo!

Abaixo vamos listar uma série de ítens que são essenciais para iniciar no audiovisual e que você precisará para fazer trabalhos profissionais.

Aqui vale ressaltar que, dependendo do estilo de trabalho que você for realizar (entrevista, videocast, promocionais, aftermovies…), alguns ítens são mais importantes do que outros.

Também quero deixar claro que você NÃO precisa desanimar com os valores, pois a grande maioria começa com um setup básico e, assim que você for conseguindo mais trabalhos e, consequentemente ganhando mais dinheiro, acabará investindo em novos equipamentos para melhorar a qualidade do seu trabalho.

Aqui vamos dividir em “categorias”:

  • Captação de imagem
  • Captação de áudio
  • Iluminação
  • Paralelos

Captação de imagem

Aqui é o elemento mais importante, afinal, se você não captar a IMAGEM, você não estará fazendo um vídeo! Portanto vamos aos equipamentos:

Câmera

Sim, vamos começar do começo mesmo! Para começar no audiovisual, você precisará obrigatoriamente de uma câmera.

Algumas pessoas optam por começar com o próprio smartphone. Não irei passar por esse ponto, mas caso você faça essa escolha, lembre-se de ativar o modo avião durante a gravação e comprar um powerbank. Um aplicativo de filmagem como o Filmic Pro (ou similar) também irá te ajudar muito.

Agora se você optou por comprar uma câmera (escolha correta, na minha opinião), você precisa se atentar em alguns pontos.

O primeiro ponto é na escolha da marca. Sim, isso é muito importante, pois cada câmera possui um bocal para acoplar a lente e caso você escolha uma câmera Canon, por exemplo, só poderá comprar lentes compatíveis com Canon, que são diferentes das lentes das outras marcas.

Outro ponto importante é o sensor da câmera, que pode ser APS-C (conhecida como “cropada”) ou Full Frame. Na prática a diferença é pequena, mas você deve se atentar a isso, pois as lentes também são diferentes. Minha dica para iniciar é optar por uma câmera APS-C, exclusivamente por que as câmeras com sensores cropados são mais baratas.

Ao comprar uma câmera, certifique-se que ela grave em 4k. Muitas câmeras de entrada possuem limitações e gravam no máximo em Full HD (1920x1080px). Se ela gravar em 60 ou 120 FPS melhor, mas a maioria das câmeras (pelo menos as de entrada) terá a limitação de filmagem ou em 4k com 30FPS ou em Full HD com 60FPS, portanto não se apegue tanto ao FPS (não agora).

Ao escolher uma câmera, pesquise opiniões na internet, assista reviews no YouTube e descubra todos os prós e contras dessa câmera. Sim, ela terá contras, se você quiser uma câmera perfeita sem contras, esteja pronto para gastar o preço de um carro zero.

Aqui está uma lista de câmeras boas para quem está começando e quer economizar:

  • Sony ZV-e10
  • Sony a6300 ou a6400
  • Canon SL2 ou SL3
  • Nikon Z30

Outra dica de ouro é entrar em comunidades do Facebook (sim, o facebook ainda existe e ainda pode ser útil) para ver o que as pessoas falam dos equipamentos e não tenha medo de comprar usado. Apenas se certifique que o produto está em bom estado, funcionando e não pague sem ter uma garantia do vendedor (sério, não caia em golpes!).

Lente

Tão importante quanto a câmera, temos que nos atentar a lente! Afinal, uma câmera excelente com uma lente ruim gerará resultados ruins, mas com uma câmera mediana e uma lente boa, você poderá extrair resultados incríveis!

Antes de tudo se atentar em lentes compatíveis com a sua câmera. Se ela possui o bocal que acople e se comunique com a sua câmera. Parece óbvio, mas muitas vezes o óbvio precisa ser dito.

Certo, você já sabe qual o bocal da sua câmera agora como escolher? Bem, primeiramente eu gosto sempre de escolher lentes claras, que possuam uma boa abertura de diafragma.

Se você não sabe o que eu estou falando, leia esse post sobre ISO, Obturador e Diafragma

Uma lente com diafragma F/1.8 já custou o olho da cara, mas atualmente existem marcas que conseguiram popularizar esses modelos e deixá-los muito mais acessíveis, como Viltrox, Sigma ou Yongnuo.

Normalmente quando compramos uma câmera, existe a opção de comprá-la “somente o corpo” (sem lente) ou com a “lente do kit” (que normalmente é a 18-55 F/4.5). Caso você não esteja com a verba tão apertada, opte por comprar somente o corpo e investir em uma lente separada, pois a lente do kit é extremamente básica e não irá te trazer nenhum benefício.

Uma dica importante: Lentes com zoom (18-55mm, 55-250mm…) irão te trazer uma maior versatilidade, mas elas costumam ter uma qualidade inferior (pelo menos as de entrada). Se possível, escolha um conjunto de lentes com a milimetragem fixa (por exemplo: 13mm, 23mm, 50mm…).

Como estamos focando no “setup baixa renda”, uma 23mm irá te atender melhor, por ser uma lente com a milimetragem “média”, não tão aberta quando uma 13mm, nem fechada como uma 50mm.

Outra coisa que é de extrema importância você saber: Câmeras com o sensor APS-C, por serem menores, fazem com que a imagem seja “ampliada”, portanto, para saber a milimetragem real da sua lente, aumente em 50% o valor, por exemplo:

  • Uma lente 13mm em uma câmera APS-C, será similar a 19,5mm
  • Uma lente 18mm será similar a 27mm
  • Uma lente 50mm será similar a 75mm

E assim por diante.

Bateria

Se você está trabalhando com uma única bateria, sinto lhe informar que você está trabalhando errado. Muito errado!

Já pensou se você está no meio de uma gravação com seu cliente e a bateria acaba ou falha? O que você irá fazer?

Independente se você está gravando uma entrevista, fazendo um aftermovie ou um ensaio fotográfico, tenha sempre 3 baterias, no mínimo! Lembre-se que as baterias de câmera demoram para recarregar, então se sua única bateria descarregar, será, pelo menos 1 hora parado até conseguir usar sua câmera novamente.

Além de baterias extras, aconselho você a levar sempre seu carregador e, se possível, ter uma estação onde deixar seus equipamentos. A bateria 1 acabou? Coloca a bateria 2 na câmera e a 1 na estação carregando. Opte pela segurança!

Outro equipamento muito interessante para quem irá fazer longas gravações e com a câmera parada, é uma fonte de alimentação. Desse modo você irá ligar direto na tomada e não precisará se preocupar com troca de bateria (a não ser que falte luz, mas nesse caso, seu problema será muito maior…).

Você não precisa comprar apenas baterias originais do fabricante da câmera. Existem baterias de marcas paralelas de ótima qualidade, que duram bastante e não danificam o equipamento. Quando for comprar, leia o review de outros compradores para ver sobre a qualidade (essa dica vale para qualquer coisa que for comprar).

Tripé

Se você for realizar uma gravação longa, você vai precisar de um tripé, afinal, você não vai ficar 2 horas de pé, segurando uma câmera!

Existem tripés de todos os preços imagináveis! De R$ 100,00 até R$ 5.000,00 (ou mais), portanto veja qual é a sua real necessidade, para não comprar um tripé caro demais para a utilidade que você dará a ele, nem um barato demais que vai te deixar na mão.

Veja a altura máxima que ele chega, existem tripés que chegam a 120cm, 160cm, 180cm, 200cm ou mais. Veja também o peso máximo que ele aguenta, já que um tripé barato que aguente pouco peso pode te trazer um grande prejuízo! Imagine sua câmera espatifada no chão. Dói até de pensar!

Quando for escolher seu tripé, você encontrará modelos com “cabeça hidráulica”, eles costumam ser mais caros, mas de preferência a esse modelo, pois ele possui uma movimentação mais fluida. Os demais modelos ficam “travando” e atrapalham na gravação.

Por último veja o peso e tamanho do tripé fechado, afinal, você irá transportar numa mochila e nas suas costas. Quanto mais leve, melhor.

Cartão de Memória

Esse é um ítem que muitas pessoas economizam e é aí que mora o perigo!

Já pensou você encerrar uma diária de 8 horas de gravação, entregar o cartão de memória com o material bruto para o editor e o cartão estar CORROMPIDO?

Você não precisa passar por esse estresse. Compre cartões de memória de marcas confiáveis. Particularmente, eu compro apenas os cartões da Sandisk, existem outras marcas boas, mas eu prefiro ficar apenas nessa.

Não é necessário adquirir cartões com uma capacidade gigantesca, 64gb será o suficiente para uma câmera de entrada. Atente-se também na velocidade de transmissão de dados, essa informação você encontra no próprio cartão em mb/s. Quanto mais rápido, melhor será a qualidade da imagem captada, compre cartões com pelo menos 100mb/s (os meus são acima de 150mb/s).

Outras dicas:

  • Não compre micro SD com adaptador, compre direto o cartão SD.
  • Tenha vários cartões. Quanto mais melhor!
  • Compre uma case boa para guardar seus cartões e que seja a prova d’água.

    Captação de áudio

    Estamos falando de equipamentos de AUDIOVISUAL, ou seja, o áudio é 50% do nosso negócio e, acredite, as pessoas toleram vídeos com qualidade baixa de imagem, mas um áudio ruim, não.

    Por isso chega de áudio de banheiro, com eco, reverberação e vamos nos atentar com isso.

    Antes de tudo, é importante saber que quanto melhor a acústica do local que você estará gravando, melhor ficará o resultado final, pois existem situações que nem o melhor dos editores consegue salvar uma captação ruim.

    Se atente a ruídos, barulhos externos, vento e tudo o que interfira no som. Salas vazias também são um problema, pois deixam o ambiente com eco. Coloque móveis, tapete, cortina, quadros e decorações, pois isso ajuda a fazer o som ficar mais “puro”, além de ajudar na composição do cenário.

    Ok, agora que fugimos um pouco do assunto, vamos falar dos equipamentos de áudio!

    Microfone direcional

    Esse é um microfone mais geral, pode ser aberto, que capta sons gerais do ambiente ou fechado, que irá captar onde ele estiver apontando.

    Uma boa opção para locais onde há um controle maior do ambiente, com pouca incidência do externo, como um estúdio, por exemplo.

    Existem diversos modelos, marcas, tamanhos e preços. O que eu optei em comprar foi o Røde Videomic Go, que possui uma ótima qualidade de som.

    Outro modelo bastante usado, que possui uma boa qualidade e um ótimo custo/benefício é o Boya VM190.

    Independente do modelo que você selecionar, não deixe de comprar um microfone, pois o áudio captado pelas câmeras é bastante precário.

    Também é interessante comprar um modelo que venha junto o deadcat, que é aquela capa de pelinho, pois ajuda a diminuir os ruídos causados pelo vento. Sim, o nome é estranho, mas não deixe de ter uma.

    Microfone lapela

    Esse microfone fica preso direto na roupa de quem está falando. É essencial para gravar alguém falando, sem ter a necessidade de ficar segurando um microfone de mão e por ter um som bem fechado, sofre menos incidência dos sons do ambiente externo.

    Aqui encontramos diversos modelos. Você pode comprar um com fio, que será mais barato, mas vai te trazer uma limitação de movimento ou sem fio, que te traz uma versatilidade maior.

    Também pode optar por lapelas únicas ou dupla (2 microfones em um equipamento só).

    A marca Boya e Røde possuem preços acessíveis e uma ótima qualidade de áudio, mas a indicação de lapela fica para o Synco G2 A2, que não possui fio e trás monitoramento do áudio que está sendo captado.

    Gravador

    Para finalizar, não adianta você captar um bom áudio e não gravá-lo. Muitas pessoas optam por conectar o microfone diretamente na câmera e gravar tudo junto, mas caso você possa investir em um bom gravador, isso irá melhorar o seu trabalho (e do editor).

    Sem contar que muitos microfones (principalmente os de entrada) não trazem a opção de monitoramento e isso é como dirigir sem ver o caminho. Você precisa saber se o som está baixo ou está estourando, se o barulho do ar-condicionado está atrapalhando e ter o controle do que está sendo gravado. 

    Portanto, tenha um bom gravador e que te dê a opção de MONITORAMENTO.

    Iluminação

    Aqui é um ítem que muitas pessoas não se preocupam e sempre deixam de lado, mas que pode fazer a diferença entre um vídeo profissional e amador.

    Se você grava somente na rua, com a luz natural, eu vou deixar passar o fato de você não ter equipamentos de iluminação (mas mesmo assim, deveria), mas agora, se você grava em ambientes fechados, usando somente a luz da luminária da sala, já está na hora de você investir em equipamentos, mas calma, eles não estão tão caros.

    Softbox

    São as luzes que usamos para fazer key ligth, fill ligth e iluminar nosso ambiente. Aqui temos diversos modelos, mas se você quer economizar o máximo possível, pode comprar um kit com dois softbox simples e um conjunto de lâmpadas mais fortes.

    Um kit desses, você consegue encontrar por R$ 150,00 cada um (sem a lâmpada, que vai te custar mais uns R$ 100,00/cada).O ponto negativo desse softbox é que você não possui o controle de intensidade da luz e, dependendo do projeto, isso pode ser um problema. Caso você possa investir um pouco mais, existe o LED Synco colbor CL60 Bicolor, que trás uma versatilidade e uma qualidade muito boa, além de ser pequeno e leve. Importante ressaltar que você precisará também de um folding para ele funcionar e um tripé.

    LED

    Além do softbox, outro equipamento que poderá te ajudar muito nas produções é um bastão de LED. Ele servirá para realizar uma luz de preenchimento, além de ter a possibilidade de escolher diversas cores, devido a função RGB.

    Aqui temos duas opções com o melhor custo/benefício, o Luxceo P200 e o Luxceo P7. Ambos são uma ótima escolha, sendo o P7 um pouco maior e mais forte, mas o P200 mais barato.

    O LED P200 varia num valor entre R$ 220,00 à R$ 280,00 e o P7 entre R$ 300,00 e R$ 350,00 (valores do AliExpress, podendo sofrer variação de acordo com a cotação do dólar quando você estiver lendo esse artigo).

    Paralelos

    Aqui iremos listar equipamentos que irão ser um auxílio para você, para que o trabalho seja realizado de modo mais eficiente.

    Kit de limpeza

    Aqui temos algo bem baratinho e que você não tem desculpa para não ter, afinal, você não irá limpar sua câmera e lente com a camiseta. O kit é bem simples e contém um soprador, um pincel e uma flanela.

    Mochila

    Listamos aqui uma série de equipamentos, de diversos preços, na hora de fazer um projeto, você terá que levar tudo isso. É importante ter uma mochila própria para que tudo seja transportado com segurança.

    Mochilas próprias para fotografia possuem um interior forrado, com divisórias para guardar cada item e são a prova de chuva.

    Cage

    Ao fazer uma gravação, você não irá apenas apontar a câmera e pronto, você irá acoplar diversos outros equipamentos no setup. Você irá juntar a câmera, com o microfone, com um tripé, um monitor externo etc…

    Uma boa cage irá facilitar esse acoplamento, além de proteger sua câmera. Esse não é um equipamento exatamente essencial, mas facilitará muito o seu trabalho e, se for possível investir em uma, você não irá se arrepender.

    Gimbal

    Você já passou pela situação de realizar uma gravação em movimento, toma todo o cuidado, mas quando vai editar, percebe que ficou tudo tremido? Sim, é complicado, mas completamente natural, afinal, é humanamente impossível ficar com imagens completamente estabilizadas segurando a câmera na mão.

    Mas é aí que entra o gimbal, pois se essa é uma tarefa humanamente impossível, se torna totalmente possível para a tecnologia!

    Existem diversos modelos de gimbal, mas um que possui o melhor preço e entrega muita qualidade é o Scorp-C da Feyutech, que é possível ser encontrado por menos de R$ 1.000,00 no AliExpress, dependendo da época do ano e da cotação do dólar (eu paguei exatamente R$ 1.021,86 no meu).

    Computador

    Por último, mas não menos importante, vamos falar de COMPUTADOR!

    Aqui entra um assunto complicado, pois assumo que sou fanboy da Apple e se for indicar um notebook, irei falar para você comprar um Macbook Pro, mas também entendo que é bastante difícil comprar uma máquina que custa mais caro que todos os ítens acima, portanto se você não tem a condição financeira de comprar um Mac, NÃO COMPRE!

    Mas isso não quer dizer que você pode comprar qualquer máquina. Usamos arquivos pesados e programas mais pesados ainda, portanto, se você pegar uma máquina fraca, além de passar muito nervoso com o Windows travando, logo logo terá que trocar de máquina e fazer um novo investimento.

    Existem algumas marcas que possuem notebooks com uma qualidade melhor, eu sempre indico Dell e Samsung. Tenho amigos que já usaram Sony Vaio e Lenovo e me disseram que são muito bons também, mas eu particularmente não conheço.

    Também é importante ver a configuração mínima:

    • Memória RAM: pelo menos 8gb, se possível, 16gb;
    • Armazenamento: SSD de 512gb. Não compre com HD e, caso compre SSD de 256gb, compre um HD Externo também;
    • Processador: Intel i5 (ou superior) ou  AMD Ryzen 5 (ou superior)

    Um notebook que eu trabalhei e achava incrível foi o Dell G3 Gamer. Essa máquina você encontra por R$ 5.000,00 à R$ 6.000,00. Não é um PC barato, eu sei, mas como já mencionei acima, um computador muito barato irá te trazer mais problemas do que soluções.

    Mas e um Desktop? Aqui entra uma boa questão que deve ser avaliada. Comprar (ou montar) um computador fixo fará com que você tenha uma máquina muito melhor por um preço mais barato, mas você perderá a mobilidade.

    Em muitos casos, você precisará fazer gravações externas, talvez alguma viagem para captação e precisará levar o computador, seja para descarregar os cartões de memória ou seja para realizar as edições, então você precisará de um notebook. Mas se esse não for o seu caso, pode optar por comprar um desktop mesmo.

    Dica de setup

    Tivemos um conteúdo bastante denso nesse artigo, onde falamos de muitos equipamentos, de diversas marcas e valores, mas afinal, qual setup ideal para começar?

    Isso pode variar muito de acordo com a sua necessidade, mas irei listar aqui uma opção para que você possa iniciar e uma média de valores:

    • Câmera Sony ZV-e10 (somente o corpo): R$ 3.500,00
    • Lente Viltrox 23mm F/1.4: R$ 1.500,00
    • Kit com 2 baterias NP-FW50 (para a Sony) + carregador: R$ 200,00
    • Fonte de Alimentação para Sony ZV-e10: R$ 300,00
    • Tripé 160cm de alumínio K&F Concept: R$ 250,00
    • 4 Cartões de Memória Sandisk 64gb 200mb/s: R$ 80,00/cada
    • Case para guardar Cartão de Memória: R$ 75,00
    • Microfone direcional Rode VideoMic Go: R$ 350,00
    • Bateria recarregável 9V (para o microfone direcional + carregador: R$ 120,00
    • Microfone lapela duplo com fio Boya BY-M1DM: R$ 150,00
    • Gravador Zoom H1: R$ 650,00
    • Dois softbox com tripé: R$ 160,00/cada
    • Duas lâmpadas 135w 5500k: R$ 70,00/cada
    • Bastão LED Luxceo P200: R$ 200,00
    • Kit de limpeza de câmera: R$ 25,00
    • Mochila para fotografia tamanho grande: R$ 250,00
    • Cage para Sony ZV-e10 da Smallring com grip de silicone: R$ 440,00
    • Gimbal Feyutech Scorp-C: R$ 1.300,00
    • TOTAL: R$ 10.090,00 aproximadamente

    Lembrando que os valores podem sofrer alteração de acordo com a variação do dólar e época do ano.

    Conclusão

    Sabemos que estamos em uma área que exige um investimento inicial, mas é importante ter em mente que, com a chegada de novas tecnologias, novos equipamentos chegam no mercado diariamente, criando uma volatilidade nos preços.

    Também precisamos nos policiar para não sair comprando tudo o que aparece na nossa frente, eu sei que é difícil, mas precisamos avaliar sempre nossas necessidades e entender o benefício que uma nova aquisição trará no nosso processo de gravação.

    Outra dica muito valiosa para quem está começando é comprar equipamentos usados (em bom estado), pois estarão mais baratos e assim que realizar um upgrade, venda aquele que ficar parado. Assim você consegue um dinheirinho para comprar algo melhor e ainda ajuda outra pessoa que está começando.

    Outra coisa que muitos videomakers fazem é alugar determinado equipamento para o job e colocar o valor do aluguel no orçamento.

    Tendo em vista tudo o que falamos aqui, o mais importante no final das contas é precificar corretamente o trabalho, pois somente nós sabemos o quão caro é para mantermos nosso setup atualizado e profissional.

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